Manifesto de Desenvolvimento Ágil para Ambientes Analíticos

Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Ambientes Analíticos

Ao desenvolver e ao ajudar outros a desenvolver sistemas analíticos,
buscamos descobrir melhores formas de fazer.
Através deste processo começamos a valorizar:

Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas.
Ambientes de DW/BI  funcionais mais do que documentação abrangente.
Colaboração com usuários e patrocinadores mais do que negociação contratual.
Respostas às mudanças mais do que seguir um plano.

Ou seja, apesar de reconhecermos valor nos itens à direita,
valorizamos mais os itens à esquerda. 

A TDW acredita que o mercado se move em direção ao desenvolvimento ágil. Por este motivo iniciou um projeto interno de revisão de sua metodologia de construção de ambientes analíticos com o objetivo de adicionar elementos de agilidade em seus projetos. Se você tem interesse no assunto e deseja compartilhar ideias a respeito da utilização dos conceitos de desenvolvimento ágil conosco, envie um e-mail para agile@tdwbi.com.br ou faça seu comentário. Teremos o maior prazer em receber seus comentários e sugestões, além de mantê-lo informado sobre a evolução de nossa metodologia.

Posted in:

3 Comments

  1. Que legal, TDW! Acredito que vcs estejam no caminho certo! Isso vai ajudá-los a desenvolver projetos mais eficientemente, com maior interação entre as partes envolvidas, e com bons resultados! Parabéns pela iniciativa!

  2. Que legal ver essa mentalidade chegando ao mundo de BI e na TDW!
    Assisti o vídeo de Tom Wujec sobre o “Desafio do marshmallow” e vi que a ideia de processo iterativo faz sentido em muitas áreas. É o processo de tentativa e erro em pequenos passos funcionando melhor do que o planejamento de um projeto enooorme que tem muita chance de causar um “oh oh” no final. Mas uma dúvida ainda paira sobre minha cabeça: Como adequar isso aos contratos e cobranças dos clientes?
    Grande abraço!
    Daniel Tschick Tomaz

  3. A maioria dos metodos ageis compartilha a enfase no Desenvolvimento iterativo e incremental para a construcao de versoes implantadas do software em curtos periodos de tempo. Metodos ageis diferem dos metodos iterativos porque seus periodos de tempo sao medidos em semanas, ao inves de meses,e a realizacao e efetuada de uma maneira altamente colaborativa. estendendo-se a tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *