Reformulação do ambiente de BI da DASA

Quando a Diretoria de TI da DASA decidiu reformular seu ambiente de BI corporativo, a TDW foi a empresa escolhida como parceiro para a realização do projeto.

Início do contrato da TDW: março de 2015.

Antes do inicio do projeto, os principais problemas encontrados eram a falta de credibilidade das informações extraídas pelos sistemas de BI até então existentes, que por sua vez não eram reconhecidos como fonte única de dados gerenciais e cada área apresentava um conceito diferente da mesma informação. Além disso, os processos eram manuais e demorados o que só aumentava o descrédito dos usuários em relação ao que era proporcionado por esse sistema.

A solução proposta pela TDW incluiu a criação de um modelo de dados em camadas, que garante ao mesmo tempo flexibilidade de análise, robustez frente a mudanças de negócios e sistemas e facilidade de uso por parte da comunidade usuária.

Os dados são provenientes de 16 sistemas diferentes, cada um deles com dezenas de instâncias diferentes, configurando um ambiente realmente desafiador.

Graças a opção por princípios ágeis de desenvolvimento, a equipe de projeto foi capaz de entregar os primeiros resultados em poucas semanas, demonstrando para a organização a importância do projeto mesmo antes de seu término.

A TDW pretende concluir a reestruturação do BI Corporativo da DASA no segundo semestre de 2015, mas já está discutindo com a DASA a expansão de novos assuntos de negócios para o ano de 2016. Alguns dos principais benefícios já conquistados pelo projeto são os seguintes:

  • disponibilização de painéis de indicadores para a direção e presidência da empresa;
  • possibilidade de cruzamento de informações de faturamento versus atendimento realizado em suas unidades de medicina diagnóstica;
  • identificação de tendências em indicadores como: quantidade de exames atendidos, tempo médio de espera, tempo médio de atendimento, exames por pacientes, ticket médio entre outros.

Tecnologias envolvidas:

  • Banco de Dados Oracle
  • Ferramenta de front-end MicroStrategy,
  • Ferramenta de integração de dados: PowerCenter.

Alguns números do projeto:

  • total de horas utilizadas em 2015: > 9.000
  • número de consultores envolvidos: 11
  • Número médio de consultores durante o projeto: 6

Para saber mais sobre como a equipe TDW pode ajudar no seu projeto, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *