Resumo do Encontro de Usuários de BI Patrocinado pela TDW

Em Maio deste ano fizemos um evento no Renaissance com a presença de grandes empresas que de alguma maneira utilizam as tecnologias de DataWarehousing e Business Intelligence. Abaixo apresentamos o resumo das discussão que tivemos durante o evento.

Resumo do Evento

  • A percepção do grupo é de que BI é muito importante para as empresas, sendo estratégico para o sucesso das organizações.
  • É um projeto em geral fácil de vender inicialmente, mas a dificuldade de implantação e os custos de evolução/manutenção são um desafio a longo prazo.
  • Um projeto de BI não termina quando tem sua primeira entrega realizada. Sob certos aspectos é neste momento em que ele se inicia.
  • Um projeto de BI está fadado ao fracasso se não houver usuários que entendam os seus benefícios e estejam capacitados e motivados a utilizá-lo.
  • Um projeto de BI não tem começo e fim. Trata-se de um projeto contínuo, um ser vivo que deve ser mantido e desenvolvido por toda a vida.
  • Um projeto de BI em geral encontrará resistência de profissionais/áreas que se julgam “donos” da informação. Por este motivo, seus patrocinadores precisam ser representantes da alta direção.
  • No Brasil ainda precisamos investir no aculturamento e na capacitação dos usuários sobre o valor e forma de utilizar um projeto de BI.
  • Os provedores de ferramentas para projetos de BI precisam ser mais transparentes em suas estratégias de vendas. Menos foco em empurrar produtos e mais foco no suporte.

O que dificulta a aprovação de um projeto de BI

  • A falta de engajamento da área usuária.

  • As dívidas que a área de TI tem com necessidades mais prementes (transacionais).

  • Em geral a alta direção quer, mas existe uma resistência grande em níveis hierárquicos intermediários.

  • O alto custo envolvido e as dificuldades de implantação e de manutenção/evolução.

  • Os exemplos de projetos mal sucedidos que se conhecem no mercado.

  • A dificuldade de medir o retorno de investimento neste tipo de projeto.

Formas de aprovar

  • Implantação de provas de conceito focadas em soluções de negócios mais específicas

  • Maior foco na melhoria de processos e menos nos indicadores de negócios

  • Envolvimento direto da alta direção (abordagem TOP-DOWN)

  • Integração do projeto com o plano estratégico da empresa

  • A importância/necessidade de a empresa ter a Visão Única da Verdade

  • Mudar o foco de tecnologia para negócio

Desafios de um projeto de BI

  • Difícil antever as necessidades de investimento. As necessidades surgem conforme a utilização avança.

  • A entrega de um projeto de BI não significa sucesso imediato. É preciso que o mesmo seja utilizado para que o sucesso ocorra.

  • É um projeto para a vida toda. Não tem fim.

  • O tempo necessário para implantar é maior do que as expectativas dos usuários

  • Gestão do escopo.

  • A necessidade de obedecer/zelar pelas regras de confidencialidade/precisão de informações da empresa.

  • Custo do pessoal de BI é maior do que de outras soluções.

  • O apego dos “donos da informação” às soluções que eles possuem e sua resistência a novas alternativas.

  • O domínio que os usuários possuem do Excel e sua reação a mudar de ferramenta.

  • O imediatismo dos usuários. “Preciso disso para amanhã”.

  • A dificuldade em encontrar um meio termo entre liberdade de acesso às informações e o controle sobre a qualidade  e segurança  da informação

  • Falta de estabilidade dos sistemas origem.

  • O projeto de BI fica sempre para o final e precisa ser entregue na mesma data que os projetos transacionais.

O que leva um projeto a dar certo ou não?

  • O nível de maturidade da organização quanto  ao uso da informação

  • O nível de comprometimento da área usuária e a existência ou não de executivos que saibam explorar o valor deste tipo de projeto.

  • A forma como a expectativa da área usuária é administrada pelos responsáveis pelo projeto.

  • A disponibilização adequada de recursos e o entendimento de que BI é um investimento de longo prazo.

  • Entendimento de que o mais importante é a disponibilização de informação com qualidade e em tempo. Os relatórios não são a parte mais importante do projeto.

Ideias que facilitam o sucesso de uma área de BI

  • Workshops internos periódicos de BI

  • Especialistas de TI dentro da área usuária

  • Comitê de BI liderado pela área de negócios

  • Educar / Capacitar os usuários de BI

  • Pessoal de TI precisa se envolver /entender mais sobre o negócio

Como os provedores podem ajudar

  • Apoiar em ideias de como utilizar BI como ferramenta competitiva

  • Agregar conhecimento tecnológico na execução dos projetos

  • Mais parcerias com as instituições de ensino com o objetivo de criar cultura de BI.

  • Entender melhor as necessidades de seus clientes e não EMPURRAR produtos.

  • Maior transparência nos processos de vendas, declarando o que é produto estável e o que ainda está em fase de desenvolvimento / amadurecimento.

  • Melhor suporte local na utilização de suas ferramentas.

Outros temas

  • Existem poucos usuários preparados para aproveitar o valor de um projeto de BI

  • Falta de mão de obra é um problema.

  • O desenvolvimento de um ambiente de BI é diferente do desenvolvimento de um sistema transacional. É preciso ter mais agilidade e melhor gestão e entendimento do escopo.

  • É preciso evitar o comportamento de manada. Vou fazer por que os outros estão fazendo.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *